Audiência Pública para Apresentação das Ações de Combate à Covid-19 realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

por luc publicado 06/05/2021 11h01, última modificação 06/05/2021 11h01

Na manhã desta última quarta-feira (05/05), a Câmara Municipal de Luís Correia, sob o comando do Presidente, o vereador Artrannho Mota (PL), realizou uma Audiência Pública com a Secretaria de Saúde do município de Luís Correia, a Senhora Marcela Furtado Teles. Participaram da audiência todos os parlamentares, exceto os vereadores Daniel Cabrinha e Junior Carapeba.

O presidente da Casa organizou a audiência em dois blocos, onde os vereadores realizaram ou elogios, perguntas e tiraram dúvidas, o primeiro bloco iniciou-se com o pronunciamento do vereador Artrannho Mota (PL), em seguida os vereadores Novo Virgulino (PL), Francione Galeno (PL), Gabriel Araújo (REPUBLICANOS) e Wilton Veras (PSD) que fizeram suas indagações.

Na oportunidade, a secretaria apresentou dados e as ações realizadas quanto ao enfrentamento ao Covid-19 pela secretaria municipal de saúde de Luís Correia durante os últimos quatro meses.

Visando diminuir o impacto da pandemia do Covid-19, a secretaria apresentou algumas ações, entre elas, as barreiras sanitárias onde são realizadas todos finais de semanas e feriados, efetuando a abordagem dos condutores com questionários sobre seu destino, se possuem sintomas gripais ou síndrome da COVID-19 para que seja realizado os testes, e identificando esses sintomático respiratório como positivo, se não for morador de Luís Correia será orientado a voltar a seu local de origem, e os residentes do Município são monitorados e acompanhado pela vigilância sanitária

No segundo bloco os vereadores a se pronunciarem foram: Katia Silva (PSD), Raul Rodrigues (PROGRESSISTAS) Silvinha Pereira (PSB) e Valdemir Pereira (REPUBLICANOS).

A secretaria destacou que a vigilância sanitária dobrou a capacidade instalada durante os finais de semana, “temos realizado eventuais visitas a comércios que não estejam no decreto como serviço essencial, e realizando atendimento das denúncias de aglomerações e festas clandestinas no Município. Temos realizado intensas sanitização de locais de grande aglomeração, locais públicos, seja no hospital, seja nas unidades de saúde, seja nas escolas ou em locais onde tem um fluxo de pessoas muito grande.” disse a secretaria.

A secretaria falou sobre a implantação do telemonitoramento através do atendimento psicológico, que e disponibilizados três psicólogos para atendimentos de forma online virtual, para as pessoas que tem sofrido psicologicamente.

A secretaria também ressaltou, que foi implantado a mais de dez dias o Busca Ativa Municipal com parceria com o Governo do Estado, onde o atendimento é inicialmente desenvolvido fixamente em escolas da zona urbana e rural do Município, e em seguida e feita o atendimento a domicílio para pacientes que não podem se deslocar até os locais que são realizados os atendimentos.

Acompanhe na íntegra a audiência completa em nosso canal oficial do youtube /câmaradeluiscorreia