Câmara discute Projeto e Requerimentos durante Sessão Ordinária de 01/10/2021 e Sec. de Saúde faz uso da Tribuna

por Tiago Costa publicado 06/10/2021 12h19, última modificação 06/10/2021 12h19

A Câmara Municipal de Luís Correia realizou na manhã desta sexta-feira 01 de Outubro, mais uma sessão ordinária. Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente, o vereador Artrannho Mota (PL). Participaram da reunião todos os vereadores, exceto o vereador Novo Virgulino, Valdemir Pereira e Daniel Cabrinha que comunicaram sua ausência, participou também a secretária de saúde do município, a Senhora Marcela Furtado Teles.

Ao dar início à sessão o Presidente da Casa, o Senhor Artrannho Mota (PL), convidou a secretária para fazer o uso da Tribuna, no qual em seu pronunciamento fez alguns esclarecimentos em relação à saúde do município de Luís Correia-PI. A Secretaria iniciou esclarecendo a suposta negligência a um atendimento ocorrido no dia 23 de setembro de 2021 a uma família no Hospital Nossa Senhora da Conceição, no qual uma fotografia e vídeo foram amplamente divulgados nas redes sociais.

O Poder Executivo apresentou a Mesa Diretora o Projeto de Lei N° 027/2021 que estima a receita e fixa a despesa do Orçamento do Município de Luís Correia, para o exercício financeiro de 2022. O Projeto apresentado foi encaminhado para as comissões.

A vereadora Katia Silva apresentou o Projeto de Decreto Legislativo N°02/2021, que dispõe sobre a outorga do título de Cidadã Luís-correiense a senhora Maria Dulce Pires de Almeida. Em sua justificativa a vereadora diz que Maria Dulce Pires de Almeida residiu em Luís Correia de forma fixa de 1992 a 2003, mantendo até os dias de hoje sua empresa em pleno funcionamento na cidade, gerando empregos e renda aos munícipes. Casada o com Senhor Luís Gonzaga de Almeida por 54 anos, onde teve 04 filhos e dos quais lhe deram 10 netos e 04 bisnetos. Fez parte do quadro de assemelhados da Policia Militar do Estado do Piauí, órgãos pelo qual se aposentou. O seguinte projeto apresentado foi encaminhado para as comissões.

WhatsApp Image 2021-10-02 at 18.07.43.jpeg WhatsApp Image 2021-10-02 at 18.00.39.jpeg WhatsApp Image 2021-10-02 at 18.00.55.jpeg

O vereador Raul Rodrigues apresentou 04 (quatro) requerimentos que foram aprovados por unanimidade, sendo eles: REQUERIMENTO N° 126/2021 que requere a recuperação do calçamento e instalação de poste com iluminação pública na Rua Felipe Fontenele localizada ao lado da Lagoa Grande, Bairro Centro. Segundo o vereador o presente requerimento se faz necessário, tendo em vista que ha anos o calçamento da seguinte rua encontra-se deteriorado, em péssimo estado, e também encontra-se com grande trecho sem iluminação pública. REQUERIMENTO N° 127/2021 que requere a instalação de placas de sinalização de trânsito no bairro Coqueiro da Praia, visando à organização do trânsito. O vereador justifica que o bairro citado e um dos mais populares do município, principalmente no período de alta estação, tendo em vista a grande quantidade de casas de veraneio, por esse motivo, grandes são as dificuldades de trânsito encontradas principalmente neste período. REQUERIMENTO N° 128/2021 que requere a relação das escolas públicas municipais com previsão de reforma para o ano de 2021/2022. O vereador justifica que o seguinte requerimento visa oferecer melhores condições educacionais aos alunos da rede municipal de ensino. REQUERIMENTO N° 129/2021 que requere o mapeamento dos times, organizadores esportistas e dirigentes esportivos que atuam com os diversos tipos de esportes no município de Luís Correia. O vereador justifica que o seguinte requerimento se faz necessário para que o município tenha cadastro em seu banco de dados, todas as organizações esportivas e os agentes esportivos que trabalham diretamente ao desenvolvimento esportivo do município, o vereador ainda ressalta que o mapeamento se tornará uma rede de conhecimento que facilitará a organização esportiva do município, com projetos para o desenvolvimento do esporte.

WhatsApp Image 2021-10-02 at 18.00.33.jpeg WhatsApp Image 2021-10-02 at 17.59.13.jpeg WhatsApp Image 2021-10-02 at 17.59.27.jpeg

O vereador Wilton Veras apresentou dois requerimentos que foram aprovados por unanimidade, sendo eles: REQUERIMENTO N° 130/2021 que requer a reforma e ativação do Terminal Rodoviário Teobaldo Ivo dos Santos no Povoado Camurupim. Segundo o vereador a presente solicitação se dá diante das péssimas condições encontradas no local, existindo uma necessidade urgente de manutenção/reforma, uma vez que o local foi inaugurado no ano de 1998 e até o momento não foi realizada nenhuma reforma, oferecendo riscos, apresentando rachaduras nas colunas, ferrugem, além de necessitar de nova pintura e a recuperação do telhado da área de embarque e desembarque, além do sistema elétrico. REQUERIMENTO N° 131/2021 que requer a implantação de um quebra-molas na Rua Crispim de Freitas e dá outras providências. Segundo o vereador a seguinte solicitação visa atender um pedido da população da cidade via que após ser asfaltada gerou um grande tráfego de veículos, tornando a via perigosa devido ao grande número de turistas que utilizam essa rua para ter acesso às praias da cidade.

As sessões são realizadas todas as sextas-feiras, a partir das 9hs transmitida pela página oficial do Facebook.