Câmara discute Projetos e Requerimentos durante Sessão Ordinária de 11/03/2022

por luc publicado 18/03/2022 08h42, última modificação 18/03/2022 08h42

A Câmara Municipal de Luís Correia-PI realizou na manhã desta última sexta-feira, 11 de março de 2022, mais uma sessão Ordinária para debater e aprovar vários requerimentos e projetos de lei de autoria dos nobres Edis. Participaram do encontro todos os vereadores, exceto a vereadora Silvinha Pereira que comunicou sua ausência.

Na ordem do dia foram aprovados por unanimidade pelos vereadores presentes 05 (cinco) requerimentos:

Requerimento n° 009/2022 de autoria do vereador Fanfico (REPUBLICANOS) solicitando que seja oficiada EQUATORIAL PIAUÍ DISTRIBUIDORA DE ENERGIA, para promover a instalação de um transformador de energia no bairro Rancho Alegre. Segundo o vereador, o bairro citado é populoso, fazendo parte do perímetro urbano do município de Luís Correia, sendo localizado próximo dos bairros Santa Luzia, Alto Bonito e Nossa Senhora da Conceição. Porém, historicamente sofre com a falta de energia e baixa tensão, o que causa prejuízo a seus moradores e comerciantes. O nobre vereador apresentou também o Requerimento n° 010/2022 solicitando que seja oficiada a ÁGUAS E ESGOTOS DO PIAUÍ S.A (AGESPISA), para promover o reforço na tubulação de água no bairro Rancho Alegre.

A vereadora Katia Silva (PSD) apresentou o Requerimento nº 011/2022 requerendo do órgão competente a reforma da Unidade básica de saúde do bairro Beira Mar. Segundo a parlamentar, o atendimento na respectiva UBS vem ficando comprometido em decorrência de alguns danos na estrutura predial, como é exemplo o piso em cerâmica que se deteriorou em boa parte do saguão do prédio e até mesmo janelas quebradas, onde no período chuvoso entra água dentro do consultório médico e acaba e acaba comprometendo o atendimento.

O vereador Valdemir Pereira (REPUBLICANOS) apresentou o Requerimento n° 012/2022, que dispõe sobre a confecção e instalação de 01 (um) busto do saudoso Comendador Joaquim Rodrigues da Costa, com placa indicativa e biografia, a ser fixado no espaço em frente do prédio da Prefeitura Municipal de Luís Correia-PI. O Coronel da Guarda Nacional Joaquim Rodrigues da Costa, era um rico proprietário rural da antiga vila de amarração possuidor de terras gados e escravos, que em 29 de julho de 1886, exatamente no dia de São Pedro, o santo de sua devoção, deu um grande exemplo ao Brasil, alforriando seus escravos. O vereador apresentou também o Requerimento n° 013/2022 que dispõe sobre a confecção e instalação de 01 (um) busto do saudoso Firmino Teixeira do Amaral, praça denominada de Prefeito Osvaldo Sales, e uma colocação de uma placa de identificação com a biografia do homenageado. Poeta popular e jornalista Piauiense, Firmino Filho Teixeira do Amaral nasceu na localidade de Bezerro Morto, então pertencente à amarração, hoje Luís Correia, Piauí, em 1896 e faleceu jovem, aos 30 anos (1926), em Parnaíba, Piauí.

WhatsApp Image 2022-03-12 at 13.13.29 (1).jpeg WhatsApp Image 2022-03-12 at 13.13.29.jpeg WhatsApp Image 2022-03-12 at 13.13.27 (1).jpeg

Ainda na sessão, os vereadores aprovaram por unanimidade em segunda votação 02 (dois) projetos de autoria do vereador Raul Rodrigues (PROGRESSISTAS), sendo eles o Projeto de Lei n° 033/2021 que altera a lei n° 860, de 24 de junho de 2016, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal da Juventude, e dá outras providências, dando nova redação ao artigo 3°, e ao inciso I do mesmo artigo e acrescentando alíneas ao inciso I; e o Projeto de lei n° 037/2021 que institui no município de Luís Correia a “semana municipal do primeiro emprego”, a ser realizada, anualmente, a partir do dia 24 de abril.

O Poder Executivo apresentou o Projeto Substitutivo n° 009/2022 de 15 de fevereiro de 2022 que institui o concelho municipal de política cultural a conferência municipal de cultura, o plano de cultura e o fundo municipal de política cultura e dá outras providências. O seguinte projeto foi encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça.